PERGUNTAS FREQÜENTES

 

ÍNDICE


Aprenda passo a passo a usar o Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE)

O tutorial passo a passo esta disponível apenas no formato (PDF). Clique aqui para obter o Manual.

<< ÍNDICE >>


Como funciona o sistema de Avaliação Institucional (ONLINE)

O Sistema de Avaliação Institucional (ON-LINE) é preparado com cerca de uma semana de antecedência.

Nesta ocasião, todas as informações constantes no meio de armazenamento são apagadas e são carregadas as seguintes informações: Usuários válidos para utilizar o sistema, cadastro de todos os cursos por campus, cadastro de todas as disciplinas cursadas no campus.

Todas as informações carregadas no Sistema de Avaliação Institucional (ON-LINE) são realizadas pelo CPD da Reitoria - URI.

<< ÍNDICE >>


Período de Avaliação

O Sistema de Avaliação Institucional (ON-LINE) deve permitir que as avaliações sejam realizadas em períodos de datas pré-determinadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

II semestre
Período de autoavaliação: 29 de Outubro a 19 de Novembro

Quem participa:

A cada dois anos participam da autoavaliação os gestores e a comunidade externa
A Instituição ( infraestrutura física e gestão) é avaliada a cada três anos.

Caso o avaliador tente acessar o Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE), fora deste período, o sistema apresentará uma mensagem indicando o motivo pelo qual o avaliador não obteve acesso ao sistema.

<< ÍNDICE >>


Eu posso realizar as avaliações em etapas?

Senhor avaliador, o sistema de Avaliação Institucional (ONLINE) permite que sejam realizadas as avaliações em etapas, desde que o período de avaliação seja respeitado.

Exemplo: O avaliador "Cafumango" que é "Aluno de Graduação", durante o período de avaliação pode entrar várias vezes no sistema para realizar ou não a(s) avaliação(ões) desde que não tenha Encerrado a Avaliação.

<< ÍNDICE >>


Publicação dos resultados das Avaliações
Os resultados das avaliações tornar-se-ão disponíveis para Alunos, Professores, Coordenares e Funcionários Técnicos-Administrativos no semestre seguinte a avaliação.

<< ÍNDICE >>


Porque devemos usar Login e senha para obter acesso ao sistema?

    • Porque as avaliações são realizadas apenas por pessoas que tem vínculo com a instituição no corrente semestre;
    • Porque cada avaliador avalia uma única vez os formulários pertinentes ao seu Login de avaliador;
    • Porque o Login de aluno(a) e ou professor(a) permite avaliar apenas as disciplinas pertinentes a eles.

<< ÍNDICE >>


Login Automático nos portais

Caso o seu campus possua, um portal de acesso para alunos, professores e ou Técnicos-Administrativos, o Centro de Processamento de Dados (CPD) do seu campus pode disponibilizar um Link que ao ser clicado remeta o avaliador para o Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE) disponível no site da Reitoria – URI “www.reitoria.uri.br/avaliacoes”.
Este procedimento viabiliza o acesso aos avaliadores ao Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE) de forma simples e rápida, sem os transtornos gerados pela distribuição de Login e Senha para os diversos avaliadores de cada campus.

Obs: Caso, seja implementada a solução de Login automático para acessar o sistema de Avaliação Institucional (ONLINE), convém dizer, que após o avaliador ter realizado a avaliação de cada formulário, este formulário contendo as respostas não estará mais disponível para alteração, bem como para visualização. Mesmo que o avaliador tenha o Login e a Senha de acesso ao sistema.

<< ÍNDICE >>


O usuário avaliador pode ser identificado?

Apesar do campus informar a Reitoria – URI, quais são os Login’s válidos para acessar o Sistema de Avaliação Institucional (ON-LINE), estes campus não tem acesso às respostas de cada avaliador, seja este: aluno, professor, coordenador ou Técnico-Administrativo.

<< ÍNDICE >>


Ainda não tenho Login e ou Senha

Senhor(a) avaliador(a), caso ainda não tenha recebido o seu Login e Senha de acesso para realizar a Avaliação Institucional (ONLINE), você deve seguir os passos de acordo com o seu tipo de avaliador.
Os tipos de avaliador são: Aluno da Graduação, Professor, Coordenador, Técnico-Administrativo.

1. Dependendo do seu tipo de avaliador, verifique se dentro do seu Portal (tipo do avaliador) do seu campus, existe algum link para a Avaliação Institucional. (Saiba mais sobre Login Automático através dos portais).
2. Caso não exista um link para efetuar o “Login Automático através dos portais”, verifique o item “Gerando Login de Acesso para o meu Campus”.
3. Se ainda não foi possível gerar o seu Login e Senha de acesso ao sistema, favor entrar em contato com o representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do seu campus a fim de receber o seu Login e Senha.

<< ÍNDICE >>


Esqueci minha senha

Caso tenha esquecido, perdido ou por qualquer outro motivo não tenha a sua senha de acesso, favor entrar em contato com o representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do seu campus, para que os procedimentos necessários sejam tomados.

<< ÍNDICE >>


Como gerar um recibo de Avaliação

Antes de mais nada é preciso dizer que o recibo de Avaliação é um protocolo único, o qual indica apenas se o avaliador avaliou todos os formulários no sistema de Avaliação Institucional (ONLINE).

O sistema de Avaliação Institucional (ONLINE) permite ao avaliador receber o número do seu protocolo (recibo), após ter confirmado que deseja encerrar o sistema de Avaliação, não sendo mais possível entrar no sistema para realizar operações de avaliação. Ou então,  a partir de 7 de Junho de 2005 no site "www.reitoria.br/avaliacoes" será apresentado uma opção para visualizar o número do seu protocolo.

<< ÍNDICE >>


Problemas durante a utilização do Sistema?

    • Caso seja apresentada a mensagem “ATENÇÃO! - Não foi possível obter acesso ao Sistema de Avaliação (ONLINE)”, durante a tentativa de obter acesso ao sistema, verifique se o Login, Senha, Campus e Tipo de Usuários foram informados. Certifique-se que o Login e Senha estão corretos, pois caracteres Maiúsculos e Minúsculos são reconhecidos de forma diferente pelo sistema.
    • Caso você esteja logado no sistema, mas não consiga navegar pelos menus apresentados, ou então, clicar nos botões encontrados na página, certifique-se de que o seu Navegador esteja habilitado para executar JavaScript. (Caso encontre dificuldade, consulte o suporte técnico do seu campus)
    • Ao utilizar os botões de Voltar e ou Avançar no Navegador (Browser) o seu acesso pode ser cancelado automaticamente pelo sistema de Avaliação Institucional (ONLINE). Sempre utilize os botões de navegação do próprio sistema. Para obter acesso ao sistema clique no endereço ao lado "http://www.reitoria.br/avaliacoes".
    • Caso ainda encontre dificuldades ou problemas realize um contato com o(a) responsável da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do seu campus.

<< ÍNDICE >>


Quem desenvolveu este sistema?

O Sistema de Avaliação Institucional foi desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa foi desenvolvida em conjunto com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da URI mais o Programador Roberto (NTI - Reitoria). A segunda etapa, foi desenvolvida em conjunto com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) mais o CIO Janô Falkowski Burkard (NTI - Reitoria).

Sistema de Avaliação Institucional (ON-LINE) - Versão 1.2 Alfa

Quaisquer dúvidas quanto ao sistema, entrar em contato com o Janô.
Telefone 2107-1255 Ramal (222) - Horário das 8:00 às 11:50 ou 13:30 às 17:25.

<< ÍNDICE >>


Histórico do Sistema

O histórico do sistema tem como finalidade demonstrar a transparências nas operações executadas pelo NTI da Reitoria - URI.