Retornar � p�gina inicial!
 
DOCUMENTOS OFICIAIS PLANO DE GESTÃO ACORDOS E CONVÊNIOS PROUNI E FIES TELEFONES INTERNOS EDITAIS

-

GRADUAÇÃO EXTENSÃO PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO PIBID RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DOWNLOAD DE ARQUIVOS MAPA DO SITE
    Você está em:  Home / Notícias e Destaques


          Notícias

 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS DO SANTANDER

    Postada em: 09/04/2019 - 149 exibições.

Bruno Bender da Luz, acadêmico de Direito do câmpus de Santo Ângelo é intercambista na Universidade de Coimbra, 2º semestre, Portugal, através do Programa de Bolsas do Santander Ibero-Americano.

 
Segundo ele, poucos meses antes de entrar na faculdade de Direito, era noticiado sobre uma aluna intercambista da URI Santo Ângelo, que estava estudando na Universidade de Coimbra. “Fiz daquilo uma meta: ganhar uma bolsa de estudos para conhecer um novo país e estudar em uma das mais reconhecidas instituições de ensino do mundo. Vou confessar que apesar das inúmeras coisas maravilhosas que tenho conhecido nos últimos dias, os primeiros, foram de tristeza, longe da família, amigos e namorado, sem contar todo o conforto que somente a casa da gente pode nos oferecer. Para começar, chegar em um país que você não conhece nada sobre os hábitos e costumes que são totalmente diferentes parece um pouco desafiador. Tive de lidar com sistemas diferentes dos quais eu estou acostumado no dia a dia, desde o ato mais simples, como a compra de um ticket de metrô, até os mais complexos como achar um quarto para morar nos meses que ficarei aqui. Pude nesses primeiros dias aprimorar meu inglês, expandir a visão de mundo, fazer algumas amizades, além de explorar a cultura local e conhecer lugares maravilhosos”. Admite que os dias “aqui ainda foram poucos, mas já foram tantas coisas vividas nesses que parece ter passado meses. Tenho a plena consciência de que quando voltar ao Brasil, levarei comigo uma bagagem muito rica de conhecimentos e aprendizados, bagagem a qual, num futuro não muito distante, fará toda a diferença no meu currículo profissional”.
 
Torre da Universidade de Coimbra
 
Fabíola Valentini é acadêmica de Direito do câmpus de Frederico Westphalen – intercambista Universidade de Coimbra, 2º semestre, Portugal, também através do Programa de Bolsas do Santander Ibero-Americano.
 
Disse que escolheu realizar o intercâmbio na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, principalmente pela tradição da Universidade, uma vez que é mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo.
 
“A oportunidade está sendo maravilhosa, tendo em vista que além de conhecimento jurídico, estou tendo a possibilidade de conhecer uma nova cultura, compartilhar experiências e fazer novas amizades com pessoas de diversas nacionalidades.
 
Tenho certeza que este período será marcado por vivências transformadoras e intensas na minha vida, as quais me proporcionarão crescimento capaz de me tornar um ser humano mais completo”.
 
Maiara Cristina Dal Toé é acadêmica do curso de  Direito do câmpus de Frederico Westphalen – intercambista da Universidade de Coimbra, 2º semestre, Portuga pelo Programa de Bolsas do Santander Ibero-Americano.
 
“Desde muito pequena sonhava em fazer intercâmbio em outro país, conhecer novas culturas, aprender outras línguas, não pensei duas vezes quando surgiu esta oportunidade. Não sei como explicar a sensação de estar estudando na Universidade de Coimbra (UC), uma das mais antigas do mundo, fundada em 1290 e que completou há poucos dias 729 anos”.
 
Afirmou que Faculdade de Direito da UC é magnífica, a arquitetura dos prédios, as salas de aula, a biblioteca, “impossível não se impressionar, sem contar no seleto grupo de professores. Tenho certeza que orgulho é o sentimento comum a todos que têm o privilégio de estudar aqui. Para mim, morar em Portugal está sendo uma experiência única, enriquecedora e diferente de tudo que já vivi. Espero aproveitar ao máximo os próximos cinco meses que ficarei nesta cidade incrível que o é Coimbra e neste país encantador”.
 
Henrique Pavoni Possamai é acadêmico de Direito do câmpus de Frederico Westphalen – intercambista da Universidade de Coimbra, 2º semestre, Portugal, também através do Programa de Bolsas do Santander Ibero-Americano.
 
 “Sempre quis ter essa experiência de conhecer outra cultura de forma mais profunda e duradoura. Escolhi a Universidade de Coimbra por tudo o que ela representa, é uma das mais antigas do mundo, tendo completado 729 anos em 1º de março de 2019, e referência em qualidade de ensino, principalmente no curso de Direito. Há história em todos os lugares desta cidade e o povo é muito acolhedor”.
 
Neste pouco tempo em solo português, a experiência tem sido excepcional, a universidade é fantástica, com uma infraestrutura incrível e excelentes professores.
 
Segundo Henrique, as palavras são insuficientes para descrever o sentimento de estar nessa cidade, principalmente de estudar na Universidade de Coimbra, todavia tenho a certeza que os próximos meses serão únicos e de muito aprendizado”.
 
Foto – Fabíola Valentini, Henrique Pavoni Possamai e Maiara Cristina Dal Toé - Em frente à Estátua de D. Dinis, Rei de Portugal e fundador da Universidade de Coimbra.
 
Fabíola, Henrique e Maiara - Em frente à Estátua de D. Dinis, Rei de Portugal e fundador da Universidade de Coimbra
 

Maiara, Henrique, Bruno e Fabíola - "Conhecendo as maiores ondas do mundo juntos"
 
Viva essa experiência! Já está aberto Edital nº 09/2019 do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander. Para mais informações entre em contato com o câmpus mais próximo de você. 
 
 
 

PÁGINA ANTERIOR