Retornar � p�gina inicial!
 
DOCUMENTOS OFICIAIS PLANO DE GESTÃO ACORDOS E CONVÊNIOS PROUNI E FIES TELEFONES INTERNOS EDITAIS

-

GRADUAÇÃO EXTENSÃO PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO PIBID RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DOWNLOAD DE ARQUIVOS MAPA DO SITE
    Você está em:  Home / Notícias e Destaques


          Notícias

 Reitor da URI reeleito presidente do Corede/Norte

    Postada em: 19/04/2011 - 1190 exibições.

     O reitor da URI, Luiz Mario Silveira Spinelli, foi reeleito para a presidência do Conselho Regional de Desenvolvimento Norte/Credenor para a gestão 2011/2013. A confirmação do nome do reitor ocorreu por aclamação nesta segunda-feira pela manhã na URI – Campus de Erechim durante assembléia geral da instituição que também teve a presença da Amau (Associação dos Municípios do Alto Uruguai) e da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai. No mesmo evento foi apresentado o relatório de atividades do Credenor sobre 2010 e a prestação de contas, que foram aprovadas. Depois ocorreu a escolha dos dirigentes para 2011/2013. Além do presidente Luiz Mario Silveira Spinelli, foram eleitos para a vice-presidência, Gilberto Tonello, prefeito de Ipiranga do Sul e atual presidente da AMAU;  o secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Getúlio Vargas, Ademar Rigon como tesoureiro, como secretário geral do Credenor foi eleito Amélio Francisco Kwiecinski, prefeito de Erval Grande, e Ademir Peretti, URI - Campus de Erechim como secretário executivo do Credenor.

 



Mobilização
     De acordo com o presidente do Credenor, Luiz Mario Silveira Spinelli, os presentes decidiram manter a mobilização da instituição para o atendimento dos pleitos escolhidos na consulta popular do ano passado. “Ainda estão no prazo para serem atendidas, mas precisamos nos manter mobilizados”, disse o presidente. Também ficou decidido que a Amau tentará uma audiência com o governador Tarso Genro, com o apoio do Credenor e da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai. Luiz Mario Spinelli disse que entende que o governo do Estado ainda está se ajustando em termos de gestão, mas acredita que os pleitos aprovados para o Alto Uruguai, em 2010, deverão ser atendidos.

Desafio
     Reconduzido novamente por aclamação para o cargo de presidente do Credenor, Luiz Mario Spinelli, que foi o primeiro presidente da entidade quando da sua criação 1991/1993 e que voltou ao cargo onde se encontra desde 2004, afirmou que “trata-se de mais um desafio. Os presentes entenderam que seria importante manter a sede da entidade na URI por tratar-se de um espaço neutro e plural e é assim que estamos conduzindo a entidade”. Além disso o momento de transição que os Coredes poderão enfrentar com um governo que ainda não definiu oficialmente se este instituto será mantido, (tudo leva a crer que sim) também pesou para que Luiz Mario Silveira Spinelli, que conhece como ninguém o Corede/Norte, chamado de Credenor, fosse mantido no cargo por mais uma gestão.
     - Os Coredes (no total de 28 em todo o estado) constituem uma instituição democrática, porque representa a sociedade civil como um todo. Ele tem desempenhado, no nosso caso através do Credenor, um papel importante na busca do desenvolvimento regional, disse o dirigente que foi reconduzido ao cargo. Ele também destacou que ao longo do tempo o que tinha nascido com alguma desconfiança, acabou se fortalecendo em termos de regionalização das reivindicações, observando a parceria do Credenor com a Amau e a Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, além de outras entidades. Na região o Credenor reúne os 32 municípios da Amau. A posse dos eleitos ocorreu na própria assembléia do órgão.

Nova diretoria do Credenor: Ademir Peretti, Amélio Francisco Kwiecinski, Gilberto Tonello, Luiz Mario Silveira Spinelli e Ademar Rigon

Fonte: ASSCOM

PÁGINA ANTERIOR