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Conhea a URI


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HISTÓRICO DA URI

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – nasceu como resultado da integração de instituições de ensino superior isoladas, integrantes do Distrito Geo-Educacional 38.

Organizadas e gerenciadas pela comunidade regional, sempre atentas às necessidades sócio-econômico-culturais de uma população, na sua maioria descendentes de imigrantes italianos, alemães, poloneses, russos, judeus e, grande número de nativos, as instituições de ensino superior uniram-se e, juntas, construíram uma nova trajetória, visto os contrastes então apresentados pela região: de um lado a tecnologia, a modernização; de outro, a crise da estrutura agrária. Assim, há 14 anos, assumiram o compromisso do desenvolvimento pleno e integral da população a partir do resgate cultural e da recuperação econômica da região.

No decorrer de sua trajetória, a busca e a concretização da marca institucional aconteceram no desempenho das funções básicas de ensino, pesquisa e extensão, inerentes à ação da URI. As especificidades no desempenho destas funções definem a missão e o atual perfil da URI – ser uma universidade pluralista, criadora e elaboradora de conhecimento, com qualidade, competência e seriedade, voltada para o desenvolvimento regional. É na identificação dos diferenciais, nas funções, nas atividades, nos propósitos que se define o caráter da URI: uma universidade regional integrada, comunitária, gerida pela comunidade acadêmica.

Uma universidade regional integrada em duplo sentido: de um lado, por integrar comunidades de uma mesma região geográfica (norte e nordeste do RS); de outro, porque seus campi, em sua história, têm forte integração com a comunidade regional e são comprometidos com o desenvolvimento da sua região.

Uma universidade comunitária por que sua vocação é a integração, porque esta foi a sua origem, ou seja, o resultado do trabalho espelhado na experiência das reduções missioneiras e no processo de colonização da região, onde se desenvolveu o sistema comunitário.

Este caráter comunitário acompanha a URI desde a sua criação na busca da participação das entidades que representam o todo social e seus diferentes segmentos. Por isso, as ações da universidade, buscam contemplar o social, para que seja, de forma cada vez mais efetiva, uma universidade comunitária que procura ler corretamente a história, a cultura, as aspirações, enfim o que a sociedade espera da universidade. Desta forma, é a sociedade que gera a universidade, uma vez que a leitura e reflexão do real vivenciado, permitem identificar alternativas para o desenvolvimento regional, que passa a ser o traço identificador da URI, na medida em que a universidade souber manter o vínculo com a realidade buscando alternativas de desenvolvimento, e produzindo parâmetros alternativos para este novo conceito de desenvolvimento.

Para a URI, as atividades de ensino, pesquisa e extensão, - de responsabilidade dos Departamentos acadêmicos, a saber: 1) Departamento de Ciências Exatas e da Terra; 2) Departamento de Ciências Biológicas; 3) Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; 4) Departamento de Ciências da Saúde; 5) Departamento de Ciências Agrárias; 6) Departamento de Ciências Sociais Aplicadas; 7) Departamento de Ciências Humanas; 8) Departamento de Lingüística, Letras e Artes – na perspectiva de criar e reelaborar conhecimentos, de ser consciência crítica da realidade, de ser agente de transformação social, tem como eixo a produção de um parâmetro de desenvolvimento regional extraído da realidade social, com participação decisiva da comunidade, tendo como referencial sua história, sua cultura, suas instituições, sua estrutura econômica e social, enfim, seu contexto. Com estes pressupostos, o projeto de desenvolvimento regional constitui-se em estratégia de superação dos problemas existentes e de prevenção de problemas futuros. A ação da URI deve antecipar-se aos problemas para evitá-los e não somente reagir para solucioná-los. Produzir saber, para a URI, não é apenas resolver problemas, mas preveni-los.

Permeando o processo de construção do desenvolvimento regional, a URI, volta-se para a produção de uma cultura centrada em valores éticos e morais consistentes e permanentes. Assim, os profissionais egressos da URI terão qualidade de conteúdos e instrumental metodológico para serem cidadãos participativos, criativos e empreendedores, no processo de desenvolvimento social. Profissionais que, além de saber fazer, saibam inovar e produzir novos conhecimentos.

A URI é, pois, uma universidade que promove o ensino, a pesquisa e a extensão como transformadores da realidade, através de um projeto integrado que propicia o desenvolvimento regional, a ciência e a tecnologia, levando em conta o indivíduo, o saber e a verdade como princípios básicos; é comunitária porque se origina da necessidade e do anseio da população que se associa na consecução de objetivos comuns; é democrática em sua gestão, pois não defende interesses de grupos ou corporações e não pertence a grupos ou pessoas; é associativa porque as operações efetuadas em conjunto resultam em melhor qualidade de suas ações; é cooperativa porque busca o bem comum.

Assim, além do conhecimento universal inerente à instituição universitária, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, caracteriza-se pela capacidade de conhecer, refletir e transformar a realidade regional.

 

 

MISSÃO

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões tem como missão formar pessoal ético e competente, inserido na comunidade regional, capaz de construir o conhecimento, promover a cultura, o intercâmbio, a fim de desenvolver a consciencia coletiva na busca contínua da valorizaçao e solidariedade humanas.

 

 

VISÃO

A URI quer consolidar-se como uma universidade de referência que prima pela criatividade, qualidade e ação solidária

 

 

VALORES

  • Ética
  • Co-responsabilidade
  • Formação e desenvolvimento humano competente
  • Inovação
  • Compromisso regional

 

 

 

PRINCIPAIS ATOS LEGAIS DA URI

  • Parecer no 919/90 CFE – 04/12/90 – Autorizaçao (Carta Consulta) para criação, por via de reconhecimento, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

  • Parecer no 471/90 CFE – 09/05/90 – Fusão de Mantenedoras.

  • Parecer no 106/95 CEED/RS – 13/01/95 – Aprova Regimento e Bases Curriculares das Escolas de 1o e 2o Graus – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, sediadas nos campi de Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo e Santiago.

  • Parecer no 388/96 CEE/RS – 01/02/96 – Toma conhecimento de Fusão de Mantenedoras e de alteraçao de Escolas. Aprova Base Curricular para a Escola de 1o e 2o Graus da URI – Santiago.

  • Parecer no 285/92 CFE – 06/05/92 – Reconhecimento da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

  • Portaria no 708/92 – 19/05/92 – DOU 21/05/92 – Reconhecimento da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

  • Parecer CFE no 316/94 – 07/04/94 – Transferencia da Mantenedora e dos Cursos da FESAN para FuRI.

  • Portaria no 1161/94 – 02/08/94 – Transferencia dos cursos do FESAN para a FuRI.