Retornar � p�gina inicial!
 
DOCUMENTOS OFICIAIS PLANO DE GESTÃO ACORDOS E CONVÊNIOS PROUNI E FIES TELEFONES INTERNOS EDITAIS

-

GRADUAÇÃO EXTENSÃO PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO DOWNLOAD DE ARQUIVOS MAPA DO SITE
    Você está em:  Home / REDES/URI

REDES/URI

 

Rede de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável - REDES

Introdução

Consciente da sua responsabilidade na formação e no desenvolvimento do cidadão e não apenas na construção do desenvolvimento econômico; atenta aos ordenamentos e padrões que regem a instituições de ensino e pesquisa, a URI vem se alinhar com aquelas instituições dedicadas a formação de um novo padrão de desenvolvimento, o

Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento aqui pretendido é aquele referido em documentos como: Agenda 21 Brasileira, a Política Nacional do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. Estes documentos consideram o desenvolvimento sustentável como aquele que leva em conta os aspectos sociais e ambientais do espaço e dos atores envolvidos.

Estes aspectos podem ser expressos pelo conceito de que: "Desenvolvimento Sustentável é aquele que responde às necessidades do presente, sem comprometer as possibilidades das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades". Brudtand, 1987. Our Common Future.É a partir destes conceitos e em conformidade com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional, que a URI apresenta esta proposta de criação de uma Rede de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável – REDES.

Histórico

O estudo do desenvolvimento e dos seus mecanismos tem sido uma constante na história da URI, guardando uma estreita correlação com a sua missão de desenvolvimento regional.
Ao longo dos anos e, através das instituições que lhe deram origem, esta universidade vem se consagrando na formação de profissionais capazes e dedicados ao desenvolvimento da região. Aliado ao caráter de formação de pessoal, muito tem sido feito através da pesquisa e da prestação de serviços a comunidade em sua região de abrangência.
Isto posto e, considerando-se a necessidade de inclusão de novos paradigmas, como o do desenvolvimento sustentável, julgamos oportuno a implementação de uma rede de estudo e pesquisa, relativa ao desenvolvimento sustentável, que envolva aos atores do desenvolvimento regional, de forma organizada, produtiva e em consonância com o que há de mais atualizado e eficaz na busca do desenvolvimento sustentável.

Objetivo

Promover a ampliação do estudo e da pesquisa na área do Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da URI.

Justificativa

Considerando-se que:

  • muito do que se tem feito na URI afeta, direta ou indiretamente ao desenvolvimento da região;
  • que é grande o número de ações em andamento, capazes de influenciar o processo de desenvolvimento em seus mais diferentes aspectos;
  • que já é bastante considerável o volume de investimento em pesquisa e serviços com foco na região;
  • que o número de profissionais envolvidos cresceu bastante nos últimos cinco anos;
  • que a qualificação dos mesmos vem melhorando cada vez mais;
  • que a URI, em harmonia com as grandes agências de fomento, já vem destinando editais específicos para exploração do tema;
  • que agências de fomento como CNPq e FAPERGS, vem orientando seus editais para temas específicos, sendo o desenvolvimento sustentável um deles;
  • que a tendência geral para o fomento de projetos de pesquisa e extensão é a operacionalização dos mesmos de forma cooperativa e não mais isolada, permitindo-se a potencialização dos recurso e não a sua pulverização, é que julgamos oportuna a criação desta rede de estudo e pesquisa, para que melhor possamos gerenciar todo o capital técnico e humano envolvido nos projetos da URI, em consonância com a política de desenvolvimento em fase de consolidação no nosso país.

Estrutura e Funcionamento

A estrutura da rede prevê uma coordenação geral, por parte da PROPEPG e uma coordenação local, instalada em cada unidade da URI onde houver um grupo de estudo ou de pesquisa, dedicado ao assunto. A rede prevê ainda, a participação de outras instituições interessadas no assunto.
Cada interessado em participar da rede deverá encaminhar um pedido de ingresso, acompanhado de um projeto onde conste seus objetivos e a forma de participação na rede.
A PROPEPG, isoladamente, ou em parceria com alguma outra instituição, realizará a abertura de editais para a execução de projetos em conformidade com os princípios desta rede. Anualmente será realizado um seminário para a apresentação de resultados dos projetos vinculados à rede, previsto em calendário.

Linhas de Pesquisa

  • Planejamento e Gestão Ambiental.
  • Inovação de Processos e Produtos.
  • Educação Ambiental.

Coordenação Geral

A coordenação geral da rede estará a cargo da PROPEPG.

Coordenação Local

A coordenação local será constituída por um coordenador e um vice-coordenador local do Departamento e/ou Área do Conhecimento e pertencentes ao campus ou extensão envolvidos; sendo um consultor do CIAP e o outro pertencente a um dos grupos de pesquisa envolvidos. A coordenação só poderá ser exercida por pesquisador com projeto de pesquisa na área em questão. A renovação da coordenação local se fará a cada dois anos, durante a realização do seminário anual.

  • Coordenação Local - Campus de Erechim;
  • Coordenação Local - Campus de Frederico Westphalen;
  • Coordenação Local - Campus de Santo Ângelo;
  • Coordenação Local - Campus de Santiago.

Orçamento

O orçamento previsto para o funcionamento da rede será obtido através de projeto, destinado a execução de cada uma das atividades que venham a ser desenvolvidas.

Duração

O funcionamento desta rede é por prazo indeterminado, podendo ser mantida até que seja do interesse das partes envolvidas.

 

Erechim, 01 de setembro de 2000.