Retornar � p�gina inicial!
 
DOCUMENTOS OFICIAIS PLANO DE GESTÃO ACORDOS E CONVÊNIOS PROUNI E FIES TELEFONES INTERNOS EDITAIS

-

GRADUAÇÃO EXTENSÃO PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO DOWNLOAD DE ARQUIVOS MAPA DO SITE

A Gesto da Iniciao Cientfica (IC) na URI


Links Relacionados:


A Iniciação Científica é, segundo definição do CNPq, "um instrumento de formação que permite introduzir na pesquisa científica, os estudantes de graduação potencialmente mais promissores". É uma oportunidade de aprendizado sob orientação de pesquisadores mais experientes. A Iniciação Científica é uma forma de:
a) introduzir o aluno no mundo da pesquisa científica;
b) estimular o pesquisador-orientador a formar equipes;
c) propiciar à instituição um instrumento de formulação de políticas de pesquisa.

O processo de institucionalização da pesquisa na URI teve início em 1994 com a inclusão da universidade no PIBIC/CNPq. As exigências do programa, para que uma instituição possa participar do mesmo, fez com que a URI criasse o Comitê Institucional de Avaliação de Projetos - CIAP e um programa próprio de iniciação científica, o Programa Institucional de Iniciação Científica - PIIC/URI; instituísse o Fundo de Fomento à Pesquisa - FFP; promovesse um encontro anual para apresentação dos projetos de pesquisa, o Seminário Institucional de Iniciação Científica - SIIC e se submetesse à avaliação de um comitê externo, constituído de pesquisadores nível 1A, do CNPq, responsáveis pela avaliação dos projetos candidatos ao PIBIC/CNPq e das condições em que os mesmos são desenvolvidos na instituição.

Os resultados da institucionalização da iniciação científica na URI podem ser avaliados através dos quadros representativos dos programas de IC mostrados a seguir; pelos 38 grupos de pesquisa da URI, cadastrados no Diretório Geral dos Grupos de Pesquisa no Brasil; pela quantidade de ex-bolsistas que já concluíram ou estão fazendo mestrado; pelo aumento do número de BIC/FAPERGS e, pelo crescente número de projetos apresentados no SIIC/URI a cada ano.

Para se alcançar tais patamares foi necessário um grande esforço no sentido de qualificar os recursos humanos, pesquisadores e bolsistas; ampliar e aperfeiçoar a infra-estrutura como laboratórios e bibliotecas; e, aperfeiçoar e dinamizar o processo de gestão dos projetos de pesquisa, através da criação do Programa de Gestão de Informações Aplicadas - PGIA, módulo PROPEPG/Pesquisa.

O FOMENTO

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico tem uma nova missão "Promover o Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Executar Pesquisas Necessárias ao Progresso Social, Econômico e Cultural do País". A função fomento constitui a linha principal do trabalho do CNPq. É dirigido especialmente para a formação de recursos humanos e para o apoio à realização de pesquisas. No primeiro caso, a ação desenvolvida destina-se a gerar uma capacitação científica e tecnológica nacional, pela formação de pesquisadores altamente qualificados. O apoio à pesquisa, objetiva promover e estimular a produção de conhecimentos necessários ao desenvolvimento econômico e social e à afirmação da identidade cultural do país.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS contribui com a Iniciação Científica na forma de BICs anuais, por quotas ou vinculadas a projetos de Pesquisa.
Na URI, o fomento à Iniciação Científica foi ampliado com a criação do Fundo de Fomento à Pesquisa - FFP/URI, mantido com recursos da própria instituição.
Além destas, outras fontes ocasionais de fomento podem ocorrer através de projetos ou convênios em parceria com empresas e instituições.

Demanda Total dos Programas de Iniciação Científica em 2002

Demanda Total dos Programas de IC - 2002

Campus
D.B.Proj.
 D.Q.Proj.
D.R.Proj
 Nº de Bolsas / Estágios
Erechim
83
83
71
80
Frederico Westphalen
77
69
52
52
Santiago
35
33
23
24
Santo Ângelo
73
72
56
60
Cerro Largo
2
2
2
2
Total
270
259
204
218

D. B. Proj. - Demanda Bruta de Projetos
D. Q. Proj. - Demanda Qualificada de Projetos
D. R. Proj. - Demanda Recomendada de Projetos
Nº de Bolsas / Estágios - Número de Bolsas e Estágios

OS PROGRAMAS

Programa Institucional de Iniciação Científica - PIIC/URI
Programa Rede de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável - REDES / URI
Programa Básico de Iniciação Científica - URI - PROBIC/URI
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq
Bolsa de Iniciação Científica - BIC/FAPERGS
Programa Institucional de Iniciação Científica - PROBIC/FAPERGS