Retornar � p�gina inicial!
 
DOCUMENTOS OFICIAIS PLANO DE GESTÃO ACORDOS E CONVÊNIOS PROUNI E FIES TELEFONES INTERNOS EDITAIS

-

GRADUAÇÃO EXTENSÃO PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO PIBID RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DOWNLOAD DE ARQUIVOS MAPA DO SITE

editais

Intercâmbio no Exterior

Programa de Internacionalização da URI

Regulamento de Mobilidade da URI

Programa Ciencia sem Fronteiras

Programa de Bolsas Santander Universidades

Informações sobre Visto e Passaporte

Editais

Formulários

Manual de Intercâmbios no Exterior

Alunos internacionais/International Students

Selecionados para intercâmbio na Itália - Edital 08 de 07 de Março de 2018 - Anexo

 


INTERCÂMBIO NO EXTERIOR  

Através das experiências de intercâmbios, a URI busca oportunizar possibilidades de estudar, trabalhar, trocar e adquirir experiências e valores, estabelecer redes, conhecer outras culturas, visando sempre o desenvolvimento humano e a integração entre os povos.

Nesta página são apresentadas as principais orientações para alunos e professores interessados em realizar intercâmbio no exterior.

 

Objetivo Geral do Intercâmbio

Possibilitar a mobilidade de alunos e professores entre a URI e universidades do exterior, visando à realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão e à interação com outras culturas.

 

INTERCÂMBIO EM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS

 

ALUNOS DA URI:

O processo de intercâmbio deve ser encaminhado pela Coordenação do Curso, com a concordância da Diretoria de Câmpus da URI.

 

INSCRIÇÕES PARA ALUNOS DA URI:

Os alunos interessados no intercâmbio devem preencher os formulários disponíveis nessa página (Inscrição, Plano de Estudos e Termo de Compromisso), anexando cópia dos seus documentos solicitados, enviando para a Reitoria da URI.

No Formulário de Inscrição para o Programa, o aluno precisa indicar o período (semestre) do seu interesse para o intercâmbio, lembrando que o ano letivo da Europa tem início em setembro (1º semestre) e o 2º semestre inicia em fevereiro.

Os alunos selecionados serão orientados, pela Reitoria, sobre o processo de inscrição na instituição estrangeira e devem entregar cópias do Passaporte e do Seguro, além do seu Histórico Acadêmico atualizado.

É importante que o aluno interessado no intercâmbio acesse o portal da instituição estrangeira para obter informações sobre o processo de candidatura ao intercâmbio e peculiaridades da universidade e do curso, além do país e da cidade onde está inserida.
 

Alguns requisitos importantes para o Intercâmbio conforme Regulamento da URI!

O domínio de idioma do país onde está situada a instituição que receberá o aluno para o programa de intercâmbio é imprescindível;

A participação dos alunos de graduação em programas de intercâmbio da URI está condicionada a partir do 3º semestre do curso ou segundo ano (ter integralizado no mínimo 20% de seus créditos). O aluno não pode estar cursando o último ano ou nos dois últimos semestres do curso;

Os candidatos inscritos no programa de intercâmbio serão selecionados por mérito acadêmico, de acordo com o número de vagas disponibilizadas pelas instituições estrangeiras;

O programa de intercâmbio acadêmico somente será realizado com as instituições que mantiverem acordo de cooperação com a URI para tal finalidade;

O período de afastamento do curso de graduação, para efeito de estudos de intercâmbio nas instituições estrangeiras, não pode ultrapassar 4 (quatro) períodos letivos.

INTERCÂMBIO EM INSTITUIÇÕES ITALIANAS

Sobre o convênio firmado com as instituições italianas:

A Reitoria envia os documentos dos alunos selecionados para as instituições italianas e aguarda a Carta de Aceite. Ao receber a Carta de Aceite, o aluno pode agendar a sua viagem e providenciar o Visto no respectivo Consulado. O Consulado emite o Visto para as viagens programadas até 15 dias antes do início das aulas, o qual consta na Carta de Aceite.

As instituições italianas não cobram a matrícula, mas os alunos do intercâmbio precisam desembolsar os valores referentes às taxas para obtenção do passaporte e do visto,  assim como seguro, passagens, hospedagem e alimentação.

Conforme convênio firmado, cada instituição italiana aceita até 05 (cinco) alunos da URI por ano.

Abaixo, segue o quadro informando as instituições italianas conveniadas para intercâmbio e as suas áreas de destaque:

 


Para outras informações consulte a Reitoria da URI, Assessoria para Assuntos de Internacionalização e a página da Reitoria 
www.reitoria.uri.br.
Fone: +55-54-2107-1255