Retornar � p�gina inicial!
 
DOCUMENTOS OFICIAIS PLANO DE GESTÃO ACORDOS E CONVÊNIOS PROUNI E FIES TELEFONES INTERNOS EDITAIS

-

GRADUAÇÃO EXTENSÃO PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO DOWNLOAD DE ARQUIVOS MAPA DO SITE
    Você está em:  Home / Ps-Graduao / Lato-Sensu

Lato-Sensu


Links Relacionados:


Geralmente estes cursos são voltados às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional, com duração máxima de dois anos e com o caráter de educação continuada.
Destinados ao aprimoramento e atualização profissional, os cursos de pós-graduação, desenvolvem e aprofundam a formação recebida nos cursos de graduação, numa determinada área do saber ou ramo profissional.
A URI oferece desde a sua formação cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, e apresenta flexibilidade na oferta de modalidades distintas destes cursos. Nesta categoria estão os cursos de Especialização, os cursos de Aperfeiçoamento, os cursos de Atualização e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes.
Há também a possibilidade de cursar disciplinas isoladas na forma de aluno especial. Estas ações caracterizam-se pela sua agilidade na oferta de temas atuais dentro das áreas de conhecimento e demandas existentes.
A proposta acadêmica desses cursos é feita pelos Departamentos da URI, submetida à apreciação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG). Após a análise da qualidade acadêmica da proposta, ela é encaminhada à Câmara de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação. Aprovada nesta instância, é encaminhada ao CUN – Conselho Universitário, para análise e autorização para funcionamento através de resolução.

Cursos de Especialização
Os cursos de pós-graduação lato sensu caracterizados pela especialização são voltados às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional, com duração máxima de dois anos, carga horária mínima de 360 horas e com caráter de educação continuada.
Oferecido aos portadores de diploma de curso superior, têm usualmente um objetivo técnico-profissional específico, no sentido de preparar especialistas em setores restritos de estudos, não abrangendo o campo total do saber em que se insere a especialidade.
São regidos pela Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, que estabelece os requisitos que validam nacionalmente os certificados emitidos por esse tipo de curso, o qual também está sujeito à supervisão dos órgãos competentes do MEC.

Cursos de Aperfeiçoamento
Com objetivos técnicos e específicos, os cursos de aperfeiçoamento têm curta duração (carga horária mínima de 180 horas), para todas as áreas que privilegiam abordagem de um único tema. Ideal para aqueles que querem direcionar a carreira para uma disciplina que tenha chamado a atenção durante a graduação. Objetivam, principalmente, aprimorar, aperfeiçoar e melhorar conhecimentos e habilidades técnicas de trabalho em uma área de conhecimento.
Podemos dizer então, que os profissionais que procuram cursos de aperfeiçoamento buscam aprimorar e aperfeiçoar seus conhecimentos para realizar sua atividade em consonância com determinadas mudanças e inovações ocorridas em sua área de atuação.

Cursos de Atualização
São cursos destinados a quem quer acompanhar o progresso do conhecimento em determinadas áreas. Não há restrições quanto à carga horária. No entanto, a URI institui um mínimo de 60 horas. Os cursos de atualização objetivam reciclar e ampliar conhecimentos, habilidades ou técnicas em uma determinada área de conhecimento. Portanto, oferecem a adequação de novas técnicas e conhecimentos às condições da realidade.
Podemos dizer que os profissionais que procuram cursos de atualização buscam principalmente ampliar seus conhecimentos em um determinado campo de atuação, possibilitando uma maior compreensão de um determinado tema que subsidiará sua ação como profissional da área.